30 de maio de 2010

Empreendedorismo



A globalização ao mesmo tempo em que viabiliza um processo de modernização econômica nos países, produz uma desigualdade de condições quanto o acesso aos bens de consumo e serviços, resultando numa exclusão social contrastante com os princípios de cidadania e participação democrática, defendidos por estes mesmos países.

Hoje em dia só não empreende quem não quer ou não se sente à vontade com esta alternativa profissional. Isso não significa que seja fácil e que rapidamente o empreendedor fará fortunas. As condições atuais para se iniciar um negócio continuam sendo complicadas. Abrir um negócio em São Paulo, por exemplo, pode levar até 150 dias. Em um estudo realizado pelo Banco Mundial o Brasil fica classificado na posição 121 no ranking mundial (com 170 países participando da pesquisa) que mede a facilidade de se fazer negócios nos países. Se considerarmos que o Brasil é uma das 10 principais economias mundiais, a posição 121 se mostra extremamente danosa para o nosso ambiente de negócios.

Para os que reclamam que tudo isto não basta, pois sem dinheiro não tem negócio, eu trago mais argumentos: Nunca houve tantas opções de acesso a recursos financeiros aos empreendedores em nosso país como no momento atual. E muitas destas alternativas são a “fundo perdido” ou recursos não reembolsáveis. Ou seja, só não empreende hoje em dia quem não quer. Mas se você quiser, tenha certeza de que está inovando no seu mercado. Caso contrário, talvez seja melhor não empreender; É isso ai !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário